Exercício mais do que Queima de Calorias
Estudo apresentado na 24ª Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, mostra que a atividade física pode restaurar a sensibilidade dos neurônios envolvidos no controle da saciedade, o que contribuiria para a redução da ingestão alimentar e consequentemente, do peso corporal.
O trabalho apresentado apresenta evidencias de que mamíferos obesos podem apresentar falhas determinantes para a prevalência da obesidade, na transmissão de sinais em neurônios que controlam a saciedade. Achava-se, até então, que a atividade física apenas aumentaria o gasto energético provocando o emagrecimento.
O estudo foi realizado pelo pesquisador Eduardo Rochete Ropelle, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp) e do Instituto de Obesidade e Diabetes. Ele comenta que o papel do exercício vai além da simples queima de caloria. “Pode causar uma melhora no sistema nervoso, controlando a saciedade e diminuindo o apetite. Em outras palavras, é possível que a atividade física controle o outro lado da balança”.
A pesquisa ainda não foi testada em humanos e foram submetidos para publicação na revista Nature Neuroscience