Coronavírus e diabetes: uma nova preocupação

Estudos recentes e as estatísticas confirmam, pessoas com a doença que altera drasticamente a quantidade de glicose no sangue são mais suscetíveis aos danos do novo coronavírus. Ou seja, o Diabetes Mellitus descompensado, mal controlado, com manutenção de picos de “açúcar do sangue” (Glicemia) tem piora do quadro, quando comparados com os infectados sem comorbidades e mesmo com os diabéticos com controle adequado da doença.

Aqui no Brasil, existem cerca de 32 milhões de pessoas com pré ou diabetes, a quarta doença no ranking das que causam mais mortes no nosso país, e diante da ameaça Covid-19 que vivemos, cabe destacar que o diabetes fora do controle aumenta os riscos oferecidos por esta e outras infecções.

Vale lembrar que, não só para pacientes com diabetes, mas para pessoas que já tenham algum grau de comprometimento da saúde, como idosos, pessoas acamadas, portadoras de doenças crônicas, obesos ou com sobrepeso, por exemplo, a evolução do quadro da contaminação pelo Covid-19 possui um risco maior de agravamento e morte.

Por: Clínica Santinello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *