
Mesmo que os alimentos sejam meios pouco prováveis da transmissão de doenças como a Covid-19, por exemplo, (segundo a OMS e a Anvisa), algumas medidas preventivas são consideradas importantes pelas autoridades da saúde.
Além de utilizar máscara e luvas em ambientes de compra, como hortifrutis e mercados, respeite também o distanciamento social. Ao chegar em casa, a recomendação é que retire os sapatos, lave bem as mãos com água e sabão, assim como o rosto e os antebraços.
Descarte as sacolas e embalagens que foram utilizadas no transporte das compras, ou higienize-as com álcool (70%). Não se esqueça de lavar bem os produtos antes de guardá-los, tanto os enlatados quanto às garrafas pets ou embalagens plásticas. A dica neste caso é, lave com água e sabão as embalagens laváveis e borrife álcool nas que não podem ser lavadas.
Para os alimentos naturais, é bom lembrar que a higienização feita de maneira correta previne as contaminações por diversos microorganismos. Siga as instruções abaixo:
- Selecione, retirando as raízes e partes deterioradas;
- Lave vegetais folhosos em água corrente, folha a folha e lave vegetais e frutas, um a um;
- Use uma mistura de água clorada (1 colher de sopa de água sanitária para alimentos (sem alvejante) para 1 litro de água) e deixe os alimentos de molho;
- enxaguar em água corrente vegetais folhosos folha a folha, e frutas e legumes um a um;
- Mantenha-os sob refrigeração até a hora de servir.
Por: Clínica Santinello